Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Torta de Goiabada

Continuando os doces feitos e não postados, vem aí o último da Dona Benta:

Torta de Goiabada.


Dentre as tortas que eu fiz, essa é a mais fácil. A massa é bem interessante, ela parece uma farofa, você não abre ela pra colocar na forma, simplesmente coloca... O único problema é que ela fica enfarinhada e sequinha por muito pouco tempo, tem que fazer e colocar na forma. Como minha forma de aro removível é maior do que a receita pede, eu tive que fazer duas receitas pra poder colocar na base e em cima.


O recheio também é super simples... só colocar a goiabada (eu cortei em pedaços grandes) no fogo com suco de laranja até derreter e pronto...



Ah, pra quem acha que essa goiabada vai grudar na panela e dar muito trabalho pra lavar depois, pode ficar tranquilo. Goiabada é que nem chocolate, é só deixar um pouquinho na água que sai tudo fácil fácil. Fikadica.

O único porém dessa receita é que é MUITO, MUITO, mas MUITO DOCE! Tem que tirar muito açucar da massa pra compensar o doce da goiabada...

Bom, essa receita eu fiz depois da tristeza dos meus irmãos por minha mae nao poder ter feito mais uma torta antes de voltar pra Big Field... Então ela também acabou rapidinho. E é, também, bem bonita!

Escondidinho de Maracujá

Doce da semana: Escondidinho de Maracujá.

Bolo retirado do site do Mais Você!, então lá vai a receita!



Esse bolo eu decidi fazer porque eu quero muito mesmo aprender a fazer bolos recheados e xiques e tudo... e esse tem que cortar uma tampa, pra colocar o mousse dentro. Então, treino!

Confessso que, quando falam pra bater ovo e açúcar até dobrar de tamanho eu fiquei cética, afinal, dobrar de tamanho? Então, dobra...

A prova do meu engano


Minha forma é menor do que a que é usada pelo Mais Você. Como eu não sei qual a proporção pra diminuir eu simplesmente fiz a receita inteira e deixei de lado a massa e o mousse que sobraram.

Aliás, essa foi a primeira vez que usei essa forma, então segui as instruções certinho que indicam, que dizem manter o teflon perfeito que não gruta e tals. Daí decidi não untar nada da forma afinal se o teflon não gruda, pra que untar né?


Pois é, o teflon gruda...


Enfim... a massa fica linda linda! Confesso que fiz com menos açúcar do que diz a receita, e acho que fiz bem. No geral, eu prefiro os bolos com menos açúcar, e essa mudança não muda o quanto o doce fica fofo ou qualquer coisa assim.


Bolo feito, retirado com muita dificuldade... hora de cortar!!! Olha, não é fácil. E eu não consegui direito, a tampa ficou muito grande. Daí decidi fazer o canal nos dois lados, e colocar o mousse nos dois, porque se não quase que não ia ter mousse pro bolo. Tivera eu feito isso...

Alguém aí sabe falar qual dos lados é a tampa e qual é a base???


Depois que coloquei o Mousse, fui juntar... gente, que pesadelo! Não sei ainda como, mas sei que virei um prato em cima do outro em vez de pegar na mão, porque a tampa É menor, ainda que menos... e a umidade do Mousse acabou por amolecer demais a massa do bolo. Daí ficou um buraco, olha:


Enfim... a calda não fiz com chocolate meio amargo, usei o de cobertura da Garoto mesmo, e não tinha mais Maracujá então foi com água mesmo. Ainda bem, se não ia ficar azedo demais da conta... A calda, felizmente, escondeu meu erro.

A primeira vez que comi, eu não consegui decidir se gostei ou não. Tem mordida que eu adorava, outras que nem tanto... mas olha, no fim das contas decidi que adorei o bolo! Provavelmente vou fazer outras vezes...

Ah, sim, o docinho que falaram pra fazer com a massa que a gente tira, é HORRÍVEL!!! Eu preferia tentar fazer um pavê ou algo assim, porque pelamor... Ok, ok, eu não gosto desse creme de amendoim então talvez seja por isso...

Ó que coisa feia que ficou o bolo:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...