Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tataki de salmão by Eva

Boas tardes galerinha.

Falando sobre o mesmo prato, tenho algumas considerações a fazer:

1. Não tenho certeza que o tataki é sempre grelhado de um lado só. Vi fotos em que ele aparece levemente frito ou flambado em toda a volta, mas a receita que pegamos falava em um lado só, daí fiquei confusa.
2. Sou mais prevenida e fui ao Mercado Municipal e comprei tudo que precisava ontem mesmo.
3. Nunca peça "salmão com skin" na peixaria, mesmo que a dona seja japonesa e esteja presente, sob o risco de pegar salmão com escamas, não conseguir tirar escamas com a faca pouco afiada e ter que fazer sem a skin.
4. Eu preciso aprender a afiar faca direito.

Dito isso, fiquei orgulhosa de mim mesma, minhas habilidades com uma faca melhoraram muito desde a última vez que tentei tirar pele de salmão, e as gorduras que vem junto.

Enfim... eu não gosto de prato agridoce, então em vez do molho tarê, com shoyo, sake (ou cachaça taboa) e açúcar, eu coloquei o suco de meio limão pequeno no molho.

O gengibre que encontrei é mais novo do que costumo ver, mais claro, e incrivelmente mais fácil de cortar, além de ter um gosto um pouco mais suave. Adorei. A cebolinha também comprei daquela fininha, ficou ótimo - e, também, consegui cortar ela super rápido sem cortar minhas unhas nem meu dedo, mais um progresso.


Igredientes utilizados separados ao estilo programa de TV.

O que mais deu trabalho, no prato inteiro, foi limpar a cozinha depois pra retirar qualquer vestígio do cheiro de peixe, porque, sinceramente, é um prato super tranquilo de fazer. E é perfeito pra quando a namorada diz "quero salmão grelhado" e o namorado diz "quero sashimi" (true story).

Ficou uma beleza, mesmo com o molho salgado que eu fiz.


Não ficou fofo?


Tataki de salmão com molho de shoyo com limão

Tataki de Salmão by Jubas

Bom pessoal, desvendando os mistérios do tataki, um belo dia com minha namorada em um japonês de Curitiba, provamos um molho delicioso e perguntamos o nome, o garçon nos disse se tratar de molho tataki.

Acontece que a Eve pesquisou e descobriu que tataki não é molho e sim uma forma de preparo onde o peixe leva uma leve flambadinha de um dos lados e ainda mantem uma parte crua, dai chegamos na receita que vamos fazer hoje.

Pegue um bom pedaço de filé de salmão e mantenha o seu skin, no caso é sempre bom lembrar de tirar as escamas, uma faca de serra debaixo d'água raspando tira bem rápido.


Coloque 1 colher de azeite em uma frigideira e frite apenas o lado do skin por no máximo 1 minuto, é bom sempre ir sacudindo a frigideira de leve para que o skin não grude no fundo, mesmo com teflon é bom cuidar. Retire o salmão com cuidado para ele não se desmanchar.

O skin bem limpinho, frite este lado para baixo.

Depois de frito guarde o salmão na geladeira com a parte não frita para baixo para ela não ressecar e vamos agora preparar o molho tarê.

Para fazer o molho tarê use 1/4 de copo de shoyu, e as mesmas quantidades de açúcar e saquê, coloque tudo em uma panela e vá misturando até engrossar, cerca de 3 a 4 minutos.
Na falta de saquê eu usei a cachaça tabôa, uma que é fabricada em Bonito-MS, posso dizer sem modéstia que foi o melhor molho tarê que já provei!





Depois de pronto o molho, retire espere ele esfriar.

Eu fiz gohan (arroz japonês) para acompanhar e cozinhei vagem rasteira.

Corte o salmão como se fosse sashimi, na hora de fatiar descobri um segredo, a parte que esta meio frita se desmancha com o vai e vem da faca, para evitar isso, quando a faca estiver chegando na parte frita, simplesmente aperte ela, o salmão irá se separar sem desmanchar.



A receita original fala para picar cebolinha, e jogar sobre o salmão com gengibre e gergelim, porém, na falta tambem,da cebolinha e do gergelim, só usei o gengibre, é, domingo em Campo Grande é muito difícil encontrar mercado com produtos japoneses abertos.

Para acompanhar fiz uma caipirinha com a cachaça ta boa, realmente o prato é muito gostoso e fácil de fazer, recomendo!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...