Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Semana dois!

Olha só! Com uma semana de atraso, é hora de postar o segundo prato do blog!!!

Fizemos no domingo passado (16/01) um Frango ao Curry Asiático

Achei bem legal a receita!!! Pra começar, descobrimos algo importante: Cúrcuma é Açafrão da Terra! Olha só que legal, eu vivia usando cúrcuma nas minhas comidas e fui descobrir só agora...

Enfim, depois de uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba pra comprar um pilão e demais igredientes, comecei a fazer o prato...

ADOREI isso de misturar tudo os igredientes no pilão primeiro, viu? Fica uma espécie de pasta que parece ótima pra temperar tudo quanto é tipo de carne...

Chorei horrores, afinal vai gengibre, pimenta dedo de moça (sem os caroços!) e cebola no pilão, fora o alho, limão, a cúrcuma e açucar mascavo. Alias, tá sobrando açucar mascavo aqui em casa, alguém quer? A cebola é o mais estranho, todo o resto ficou meio homogêneo, a cebola que ainda fica visível... no mínimo, ficou na minha pasta. Ficar socando tudo no pilão é meio terapêutico, dá pra descarregar qualquer raiva que tenha acumulado na semana, também.

Voltando a receita... Depois de fazer a pasta, a gente frita ela, até ficar "macia". Pra mim ela já estava macia, então simplesmente fritei até achar que estava bom. Ficaram assim:




O resto é tranquilo... colocar as tiras de frango, cozinhar um pouco, regar com o caldo de galinha e o leite de coco, esperar mais um pouco, colocar numa travessa com folhas de manjericão e coentro e pronto.

Eu só meio que usei uma xicara grande demais e meio que ficou um lamaçal... simplesmente deixei no fogo até reduzir, e ficou bom. Então olha, sempre usem xicaras pequetitinhas!!!




O resultado final é um prato gostoso, levemente apimentado - você não sente a pimenta na hora que coloca o frango na boca, mas fica aquela ardência gostosa nos lábios e no céu da boca depois de engolir - mas nada de especial.

O gosto é bem diferente, claro, o que me provou que a idéia desse projeto está sendo ótima, mas eu não acordaria um dia pensando "poxa que vontade de comer aquele frango amarelo pra caramba!!!"



Impressões finais? Sei lá, vale a pena fazer nem que seja uma vez pra experimentar. Agora eu estou mais é querendo saber qual o prato que o Jubas vai escolher pra essa semana...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primeira refeição

Então galerinha

No meu último sábado de férias, eu e o Juarez aproveitamos que estavamos juntos, que nossa amiga Mah tava meio dodói sem poder sair e que minha amiga Vall viajou só pra me visitar (valeeeu!!!) e decidimos começar nosso projeto.

Cardápio:

Tournedos com Cogumelo
Bolo de Laranja
Arroz branco receita normal mesmo (sem cebola, ainda em honra da Mah).

Tournedos são, basicamente, medalhões - carne enrolada com bacon. A receita fala em filet mignon, e que pode usar contra filé. Como é mais barato e mais gostoso, mesmo sendo mais duro, fizemos com contra filé. Aliás, contra filé é junto ou separado?
Dica: NÃO DEIXE TANTO TEMPO QUANTO DIZ A RECEITA!!! Fica duro, não dá certo. Não sei como fica o filet mignon, mas o nosso ficou e fizemos direitinho.
Fora isso, ficou bem gostoso e o molho que coloca por cima é super ultra hiper mega fácil e gostoso. Recomendamos!




A travessa só está meio cheia porque não deu tempo de tirar a foto antes de atacarem... bando de esfomeados!!!

O bolo de laranja ficou... bem.. .enfim... embatumado. Eu DISSE pro meu amor que era melhor a gente colocar mais suco de laranja e ele quis seguir a receita ao pé da letra, deu nisso. Bom, eu acho que foi isso. De todo jeito foi ele quem cuidou da carne enquanto eu fazia sala, então nem posso reclamar... Te amo, principe!!!

Aliás, to vendo que essa vai ser nossa principal dificuldade nesse projeto. A gente não é exatamente como a Julie, que tentou cozinhar algo totalmente diferente do que estava acostumada... a gente cozinha, temos nossas manias e nossos jeitos, e ficamos o tempo todo "acho melhor fazer assim... em vez de tal tempero, esse outro ficaria bom."

Mas TEMOS QUE resistir e nos manter o mais fieis possível às receitas, porque se não vamos acabar aprendendo pouco ou nada, né? A idéia é de verdade experimentar coisas novas e diferentes...

Ufa... foi isso, a comida ficou sim gostosa e a noite foi uma delícia! Obrigadão pra Mah e Felipe, e pra Vall e Rafa que foram nossas primeiras cobaias.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Agora é pra valer!

Com imenso prazer que vou fazer este blog com minha amada, adoramos cozinhar e principalmente, somos amantes de muitas coisas em comum, dentre elas, arte marcial.

Bom, pensamos em criar o Blog como "Casal na Cozinha", "Cozinha a dois", mas é claro que são nomes tão óbvios que já existiam blogs com estes nomes na net, então com certeza vamos deixar uma pitada do que somos neste tempero. Como praticantes de artes marciais, umas de nossas paixões além é claro, de cozinhar.

Então espero que desfrutem de nossas experiências na cozinha e do aprendizado que teresmos em fazer diversas receitas novas.

O início

Nessa última semana, eu comecei a ler o livro Julie & Julia, escrito por Julie Powell. Basicamente, a Julie, secretária com vida super comum em Nova York, decide sabe-se lá por que preparar todas as 524 receitas de um livro famoso entre as americanas (ou costumava ser), que ensina culinária francesa para donas de casa (deu pra entender por que o livro ficou famoso...) escrito por Julia Child.

Ah, ela passou tudo isso para um blog, que ficou tão famoso que virou livro, que ficou tão famoso que virou filme.

Tanto eu quanto meu namorado amamos cozinhar... claro que morri de vontade de fazer metade dos pratos descritos no livro. E daí eu lembrei... poxa, eu e o Jubas (é esse o apelido do meu namorado, Jubas, como se ele tivesse black power ou algo assim) sempre quisemos fazer um blog. Por que não tentar?

E, se é pra fazer um blog assim, não dá pra colocar só as receitas ocasionais que nós dois inventamos... até porque temos cozinhado pouco demais, o pobre blog ficaria abandonado.

Então, como eu não sou louca (nem tenho tempo) pra cozinhar todos os dias, nem tenho estômago pra preparar miolos ou fígado, vou pegar um livro que já tenho em casa, e adoro... o livro da Dona Benta - Comer Bem. O meu é edição de 2004, o do Jubas é tão antigo que devia ser colocado em museu.

Objetivo: cozinhar no mínimo um prato doce e um salgado toda semana, não importa o que, e comentar aqui depois.

Detalhe: eu e o Jubas não moramos na mesma cidade, então só às vezes que vamos fazer os pratos juntos. Normalmente, vamos fazer cada um com seu livro e sua cozinha, e dai a gente vê como fica.

Outro detalhe: É claro que muitas vezes vamos fazer pratos nossos também... daí colocamos a receita aqui e avisamos.

Ufa, é isso. Espero que esse blog de certo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...