Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

Semana 3 by Evelyn

Pratos da semana: Ensopado Húngaro e Creme Seresta.

Vou começar pelo Ensopado Húngaro, que o Jubas já postou.

Sinceramente? Eu não gostei não. Pra começar porque a carne resolveu queimar um pouquinho quando estava na panela de pressão, mas principalmente porque eu já descobri que carne dessas que ou ficam horas cozinhando ou são feitas na panela de pressão, se não for músculo e com bastante molho e legumes junto, eu não gosto. Não dá, não é minha preferência e ponto.

A única coisa boa dessa receita é, realmente, o molho. Está anotado pra eu fazer em outras carnes!

Pra finalizar os comentários desse prato (que na verdade ficou bom, eu que não gosto mesmo, vai aí uma dica de uma técnica aprendida com minha grande amiga Hanna pra cortar cebola em pedaços pequeninos. É assim: você segura a cebola descascada com uma mão, sem apoiar a cebola na tábua, na mão mesmo, e com a outra faz vários cortes sem atravessar toda a cebola. Quando a Hanna me ensinou ela fez esses cortes todos desordenados, eu não consigo fazer assim então cortei xadrezinho mesmo. Depois é só colocar a cebola na tábua e o cortando "fatias" que pronto! Ainda por cima dá pra chorar menos...



(dá pra ver que eu não gostei do prato quando não faço questão em colocar em alguma vasilha bonita... deixei direto no tuppeware pra guardar na geladeira e oferecer pros outros ou comer quando não tiver mais nada em casa).

Creme Seresta

Gente, esse creme é MUITO bom. E olha que não to falando isso só pra deixar o Jubas com vontade não, viu.

Pra começar, é mais um pavê do que um creme. E é super simples! O creme de base é só leite condensado, leite, creme de leite e duas gemas; a bolacha champagne você molha com leite e vinho branco ou licor de cacau (usei vinho branco porque é o que eu sempre tenho aqui), e dai coloca em cima do primeiro creme. A cobertura é simplesmente ameixa preta fervida por 5 min com água e açucar (a receita fala em uma xicara, quando eu fizer de novo com certeza vou colocar menos), e batida no liquidificador com um pacote de gelatina de morango dissolvido em uma xicara de água.

Mil desculpas mas não tirei foto do preparo, simplesmente não deu tempo - fui fazendo tudo meio junto, o que raramente faço dai nao to acostumada né? Quando fui colocar a bolacha champagne, coloquei ela de pezinho e mesmo assim não coube 300g de bolacha como diz a receita, mas acho que fica até melhor menos.

O mais legal desse creme de cima é que acho que ele vai ficar muito bom em cima de cheese cake. Não é muito doce, e acho que vai combinar bem!

Comentário da Sayuri, noiva do meu irmão: "Ai Evelyn que delícia!!! Nossa, tá bom mesmo ehn! Experimenta Xu!"
Comentário do "Xu", também conhecido como Daniel, meu irmão mais mais velho: "Pior que tá bom mesmo".

Isso pra vocês verem a confiança que meu irmão tem nos meus pratos... só porque fez um chester comprado temperado no Natal, tá se achando o cozinheiro. Enfim... olhem e babem porque esse doce ficou MUITO BOM MESMO!!!



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ensopado húngaro

Hoje é quinta, dia 26/01/2011 fizemos então esta carne deliciosa, era para ter saído antes porém protelamos um pouco, caramba, estamos deixando escapar nosso propósito mas vamos cumprí-lo, fazer uma receita do Livro Dona Benta por Semana! A Eve fez um doce que parece delicioso, porém ainda não tive a sorte de prova-lo. Minha vingança vai ser fazer outro doce que espero que seja gostoso afinal, minha especialidade não é com doces.

Foi um pouco difícil achar a páprica doce e na última hora descobri que não havia mais creme de leite em casa apesar de sempre eu comprar diversas caixinhas.

Na receita diz para cortar a carne (coxão mole) em cubos de 5cm! Caramba, 5cm são verdadeiros monolitos de de carne.

O pior de tudo foi picar 1/2 kilo de cebola bem picadinho, detalhe para o bem picadinho, para evitar a choradeira coloquei um ventilador na altura da cebola e é claro, molhando a mesma para evitar que os gases que ela solta na hora do corte viessem para meus olhos. Chorei pouco mas valeu a pena.

Bom, processo de fritura foi o que exigiu mais paciencia, colocar poucos pedaços para ficar tudo bem quente e dar uma dourada nos monolitos.




Depois de tudo dourado vai tudo para a panela de pressão para acelerar o processo e o prato final ficou gostoso, confesso que o molho ficou muito melhor que a carne, não achei que o processo de preparo dela e ainda pelos pedaços imensos tenham feito bom proveito das fibras que apesar da panela de pressão ainda ficaram meio secos e eu preciro a carne mais suculenta.

Mas o molho repito, muito bom!!! No livro fala para acompanhar com um macarrão ao óleo, como estou em uma dieta de carbohidratos só tomei um vinho que faz bem para a saúde!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Frango ao Curry Asiático

Ora ora... eu amo fazer tudo com meu amor, mas as terafas do meu dia-a-dia fazem ela pensar que não, enfim. Cozinhamos juntos o frango como ela já disse, dia 16/01/2011 mas sabem o que é cozinhar pensando no que ela está fazendo e se vai ficar igual? Legal que as fotos comprovam muito disto espero que as diferenças não venham nos próximos pratos.

Curry é um combinado de temperos, mas o curry asiático é bem mais apimentado, achei interessante mas eu não gostei muito do resultado final, é um picante diferente. Ao comer me senti como em uma aldeia asiática comendo um prato preparado por um nativo, é realmente diferente e olha que eu adoro o sabor do Açafrão da terra ou cúrcuma ou se tiver outro nome já nos avisem! Hehehe Só queria saber porque se chama açafrão da terra e não apenas açafrão? Existe o açafrão do ar?

Bom, vamos ao prato:

Está ai a pasta básica preparada com diversos condimentos, inclusive pimenta e a cúrcuma, fica bem amarela mas não deu para fazer virar uma pasta por causa da cebola que não ficou muito pequena mas chegamos a conclusão que não precisava. E ai está o frango Na frigideira já com quase todos ingredientes.


A aparência depois de fritar a pasta e jogar o frango em cima ficou até legal, daqui para a frente o processo é automático entre os temos de espera e jogar o molho.

E ai está o resultado, eu gostei, a Eve disse que ficou com muito líquido, eu acho que a xícara dela é maior, hehehe mas no final ficou bem parecido, sinal que seguimos bem a receita! ^^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...