Essa semana eu vou abrir uma exceção e passar a receita inteira do prato principal, simplesmente porque ficou muito, muito, mas MUITO bom.
Agora, ao que interessa.
Filé ao Molho de Pimenta-Verde
Ingredientes:
- 800g de filé-mignon
- 1/4 de xícara (chá) de conhaque
- 1 colher (chá) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de molho branco
- 1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco
- 2 colheres (chá) de pimenta-verde em grãos
- Sal e pimenta do reino.
Modo de preparo
1. Corte o filé em 8 fatias de aproximadamente 100g cada.
2. Coloque metade da manteiga em uma frigideira e aqueça bem.
3. Acrescente metade dos filés. Doure dos 2 lados salpicando com sal e a pimenta-do-reino. Retire e coloque em uma travessa. Faça o mesmo com os filés restantes (nota dos cozinheiros: não precisa ser necessariamente metade dos filés, precisa apenas que a frigideira não fique muito cheia, pra não endurecer a carne - apesar de ser quase impossível endurecer filé mignon...)
4. Acrescente as pimentas à frigideira e regue com o conhaque. Deixe evaporar e adicione o molho inglês. Acrescente o molho branco. Misture bem e acrescente o creme de leite.
5. Coloque os filés novamente na frigideira, aqueça bem e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Arrume a carne em uma travessa e regue com o molho.
Ufa, é isso. É uma receita super rápida de se fazer, é só fazer o molho branco (que nem eu nem o Juarez conseguimos deixar sem empelotar... e sim, cada um vez um porque derramei café sem querer no meu...) fritar a carne, juntar tudo e pronto.
Jubas limpando a carne com um avental perfeito pra ele
A pimenta verde e o conhaque dão um gosto bem diferente do que estamos acostumados, de um jeito delicioso. Sério, sei que parece bobeira mas o prato ficou bom demais e só de escrever isso eu fico com água na boca.
Também sei que o filé ta caro demais agora, mas com certeza dá pra fazer com outras carnes, desde que cortadas grossas e fritas no susto, pra ficar macio.
Enfim... Mais que recomendado!!!
De prato doce, a gente fez também uma torta de limão, porque meu amor viu na padaria e deu vontade.
Primeira vez que abro uma massa!!!! Foi divertido. Depois de algumas tentativas até consegui fazer ela ficar redondinha e tals mas ficou fina demais pra colocar na forma sem quebrar... dai decidi mandar tudo às favas (da onde veio essa expressão?) e fui montando a massa mesmo... sei que não é a mesma coisa mas foi o que deu pra fazer.
O creme da torta de limão da Dona Benta é fácil de fazer, só colocar tudo no fogo e ta-dá! Só que, dá pra dizer só pela cor, não é um creme de limão dos mais gostosos... Eu acho que ficou azedo demais, que as raspas de limão que falam pra colocar no creme deviam ficar fora. O Jubas acha que tem ovo demais. Não sei, só sei que não ficou gostoso. Crianças, não façam isso em casa sob o risco de ter uma torta linda na geladeira e ninguém querer comer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário